em Maebe

Mulheres em idade fértil podem fazer a prevenção de alguns defeitos de formação fetal, principalmente os Defeitos Abertos do Tubo Neural (DATN). A formação e o fechamento do tubo neural do bebê ocorrem entre o 17º e 30º dia após a concepção, isto é, geralmente antes do diagnóstico clínico ou laboratorial da gestação. A suplementação adequada de ácido fólico significa prevenir esses graves problemas de fechamento do sistema nervoso. Outro evento que pode acontecer é o uso antes e durante a gravidez de dermocosméticos com substâncias tóxicas para o feto. Estas podem provocar graves defeitos fetais mesmo em uso de pequenas doses.

 Tubo neural é a estrutura embrionária que dá origem ao sistema nervoso central do bebê em formação, mais especificamente o cérebro (encéfalo) e a medula espinhal. O DATN é um grave problema de saúde que pode atingir até 6 bebês a cada 10 mil nascimentos, em algumas regiões do Brasil.

Quando ocorre fechamento inadequado da parte superior do tubo neural (cabeça), o resultado é a anencefalia. A anencefalia é um defeito caracterizado pela ausência da calota craniana e da pele que a recobre, assim ficando o cérebro exposto ao líquido amniótico. Secundariamente pode haver degeneração, sendo incompatível com a vida fora do útero. Quando o defeito de fechamento acontece na parte inferior do tubo neural (medula espinhal), resulta na espinha bífida, também conhecida como meningocele e mielomeningocele, podendo provocar paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e intestinal, dentre outros transtornos.

Para evitar anencefalia, espinha bífida e outros defeitos abertos do tubo neural, todas as mulheres devem ingerir ácido fólico sintético, no mínimo, 30 dias antes da data que pretendem engravidar e durante os três primeiros meses de gravidez não usar produtos da linha estética com corantes.

A melhor decisão deve sempre ser a prevenção! Deixar para se cuidar após a notícia da gestação não é a melhor opção, pois o momento do diagnóstico da gravidez já poderá ser tarde demais para prevenir o DATN, uma vez que o período de formação do tubo neural poderá já ter acontecido. Além disso, é necessário alertar também que não é recomendada a ingestão de maiores doses de ácido fólico com outros medicamentos polivitamínicos, pois isso pode causar a superdosagem de outros nutrientes, podendo prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Por isso é importante respeitar a dose recomendada no rótulo dos produtos.

Em relação aos dermocosméticos, eles devem fazer parte do arsenal preventivo e terapêutico na gestação desde suas mais tenras semanas de evolução. Para isso deve-se confiar nos produtos utilizados, os quais não devem conter algumas substâncias consideradas teratogênicas (que provocam malformação fetal).

 

Dr. Márcio Leandro Piske
Ginecologista – Obstetra
CRM 6412

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário